Arteterapia e bem-estar

Verônica Santiago


11 970466999 tim/zap
veroartista@gmail.com

Benefícios da Apresentação

18/12/2012 15:17

 

 
Impressionante a motivação das crianças depois de alguma apresentação.

Sou totalmente a favor de mostrar algum trabalho (apresentação) resultante de Oficina ou Curso.

Algumas correntes educacionais prefere que não se monte uma apresentação de Dança, só as aulas são importantes. Mas eu não concordo. Na Dança educativa, por exemplo,  privilegia-se as aulas e não é necessário ter uma apresentação. Me pergunto então... porque temos que ter feira de ciências, concurso de redação e exposição de artes?

Dizem essas correntes, que perde-se muito tempo em ensaios. Que os ensaios são repetitivos e cansam as crianças... Ora... Então o treinamento não é importante? Limpar a coreografia não é necessária?

Ao longo desses anos com meus alunos notei que as crianças, após as apresentações ficam mais alegres,  confiantes, sentem-se reconhecidas, ficam muito euforicas, há mais empenho nos ensaios que se sucedem, nasce uma certa maturidade e autoconhecimento.  Quem só bagunçava nos ensaios, na hora da apresentação estava concentrada e passou a fazer menos bagunça depois da apresentação.

As meninas desse ano me disseram: " Eu estava tão nervosa pensei que não ia fazer nada". Opa! Você já pensou em todo o processo interno que ela passou? Se ela ficou confiante para vencer este desafio,  aprendeu uma lição para a vida. Quantos desafios maiores ela terá por aí? Outra aluna disse:   "Eu estava chorando,mas consegui" E conseguiu mesmo... é uma vitoriosa!!!! 

Sendo bom ou ruim, essas experiências vão refletir na vida com certeza. A apresentação é um mini-mundo. Ou você encara ou corre. Se encarar pode dar certo ou não, e aí como você vai reagir? Gosto muito dessa frase de Maria Fux: "Estas sucessivas quedas e recuperações vão enriquecendo psicologicamente a criança, vão lhe ensinando algo que será muito útil quando grande: cair sem se machucar".