Arteterapia e bem-estar

Verônica Santiago


11 970466999 tim/zap
veroartista@gmail.com

Tráfico de Pessoas

15/12/2012 16:19

Agora que concluí a faculdade posso assistir um pouco de televisão e as novelas. A nova novela da Glória Perez, Salve Jorge, tem como tema principal o tráfico de pessoas, no caso, de mulheres. Um assunto super barra pesada e pertinente para uma novela das 9.

Desde sempre, me preocupa o desaparecimento de crianças e exploração sexual de menores. Mas pensar que em pleno século 21, possa existir pessoas capazes de escravizar pessoas dessa forma é assombrosa!!!!

 Ok, sei que todos os dias há casos horríveis na vida das pessoas, e trabalhando com mulheres em situação de violência escuto histórias horrendas. Mas me pergunto sobre a índole dessa gente que entra na casa de mulheres para vende-las. Quanto absurdo!!!!

Negociar o corpo. Eu que trabalho com dança considero o corpo sagrado, um templo, valoroso.Corpo velho ou corpo novo é... você. Com o corpo, você interagem com o mundo com os outros seres. Somatiza suas emoções.As emoções são sentidas e reverberadas no corpo...Pessoas que fazem isso com outras pessoas... gente dessa índole, não tem o mínimo de humanidade dentro de si.

Me assusta cada cena na novela ( que pega super leve diante dos fatos) que demostra essa crueldade.

O que isso tem a ver com Dança? Tudo. Da pra fazer uma dança bonita que possa representar uma coisa dessas? Você conhece, eu conheço muitos Balés onde há escravos. Alguns emocionantes... mas... Vamos tirar a coisa linda, fantasiosa e colorida do Ballet. Não existe beleza na escravidão! 

Por favor, denuncie casos como este! Somo da Dança e podemos receber esse tipo de proposta, pois estamos expostos a isso também! Verifique se o local existe mesmo, entre em contato com o Sindicato de Dança... Abaixo há um link sobre a cartilha destinada a profissionais que vão trabalhar no exterior ( inclusive dançarinos)! Vamos tomar cuidado! E se souber de algo estranho, por favor... DENUNCIE!!!!

Saiba mais:

http://www.observatoriodeseguranca.org/relatorios/trafico

Reportagem interessante: 
http://www.reporterbrasil.com.br/exibe.php?id=2066

Cartilha: Orientações para trabalho no Exterior:
http://www.brasileirosnomundo.itamaraty.gov.br/cartilhas/CARTILHA%20TRABALHO%20NO%20EXTERIOR%20WEB.pdf