Arteterapia e bem-estar

Verônica Santiago


11 970466999 tim/zap
veroartista@gmail.com

Dança Moderna

17/12/2012 19:32

 

Dança Moderna

 

 


A Dança Moderna iniciou-se no fim do século XIX inicio do século XX.
os bailarinos Modernos contestaram as regras rígidas do ballet Clássico e procurara maneiras diferentes uma dança que expressasse o mundo e a si mesmo.

Isadora Duncan foi a precursora deste estilo. A Dança de Isadora era inspirada na natureza, mitologia Grega e desafiou costumes sociais, reivindicando liberdade para as mulheres.

Ruth Saint Denis e Ted Shaun viajaram pelo mundo e ao retornarem ao Estados Unidos dançaram o Oriente segundo sua "visão". Ruth considerava a cultura Oriental mais evoluída, pais não havia desassociação de mente e corpo. Sua dança era mais espiritualizada.
Juntos fundaram a Denishaun por onde passaram Martha Graham e Doris Humphrey.


Martha Graham criou uma técnica de Dança Moderna dançada at´hoje. era filha de médico psiquiatra e acreditava que "o movimento nunca mente". Sua dança era forte e expressiva;dançava sobre a guerra e os arquétipos femininos. A técnica de Graham consiste na contração e relaxamento, tendo base na respiração.
Pra Graham, a dança estava associada a vida, não havia diferença. Dançava para si mesma.


Doris Humphrey também estudou na Denishaun as deixou a escola por considerá-la superficial. criou o principio de queda e recuperação, equilíbrio e desequilíbrio.Procurava criar coreografias para grupos, foi diretora artística da Cia de José limón, que difundiu sua técnica na Europa.

Fonte:
Memórias de Sangue - Martha Graham
Minha Vida - Isadora Duncan
Pequena História da Dança - Antônio José Faro