Arteterapia e bem-estar

Verônica Santiago


11 970466999 tim/zap
veroartista@gmail.com

Delicada essa história de cachê...

10/05/2013 18:59

 

 

 


Amigos Dançantes, td bem?


Quando alguém vai casar, prepara uma festa ou recepção pensa em todas as possibilidades para que seja agradável e que seus convidados participem de um momento maravilhoso. Pensa no Buffet ($$$$), fotos e filmagem ($$$$$), comida ($$$$$$), decoração ($$$$$), roupas ($$$), DJ ou banda ($$$)... pode até pensar em convidar um bailarino para dançar e fazer os outros dançarem não é mesmo? Aí pensa... “Com tantos gastos acho que 50 reais deve dar né?”
 
Nesses dias minha amiga me relatou um caso muito comum no nosso meio. Foi convidada por uma colega a se apresentar na festa dela e como tinha gasto com o Buffet não poderia pagar muito, somente... R$50,00. 
 
Minha amiga até pensou no caso, mas aí surgiram mais restrições: ela não poderia chegar na festa muito cedo e se chegasse ficaria escondida; também não participaria nem comeria na festa e sugeriu que ela fosse de táxi até lá (ou o namorado dela fosse levar). Ah, outra coisa depois da apresentação uma aulinha para as convidadas... Os R$ 50,00 que ela pensou que sera suficiente (e acredito que não é só ela que pagaria essa soma) não dariam nem para pagar o táxi...
 Acha que é só com ela? O relato seguinte aconteceu comigo:
 
Fui convidada para apresentar minhas alunas na escola. Perguntei pra minha chefe se iria receber o valor da hora aula para aquela apresentação. Me respondeu que sim. Fui para a apresentação. Quando recebi meu pagamento normal, não tinha nada a mais, ao questionar sobre aquele valor eu ouvi: “Você foi convidada não tem direito a receber mais”. (mas ela disse que eu receberia...)
 
Surreal, né? Mas infelizmente muito comum. Quantos colegas passam por isso todos os dia? Atores,músicos... Devemos lembrar que entretenimento é o nosso trabalho. Não é a só a Cláudia Raia ou a Ana Botafogo que devem receber cachê para participarem de eventos.
 
 Quem ganha com essa situação? Ninguém sabe como as coisas são caras para nós... Nosso investimento começa cedo: aulas, ensaios, curso de aprimoramento... figurinos... E não acaba por aí: Sabe quanto custa participar de um festival?  Você acha que quem dança recebe alguma coisa??????Muitas bailarinas ( todos aqueles que dançam) pagam para dançar... os músicos se for ao vivo, iluminação... o patner...
 
 Então...depois de um tempo, se apresentar nesse tipo de evento sem receber... nem pensar! Alguns até participam para ganhar prestígio, reconhecimento, para demonstrar o seu amor a dança... Mas quem se prejudica com isso? Todos nós! Infelizmente não aprendemos a cobrar pelo serviço ( e claro, alguém ganha com isso), ficamos até constrangidos... E aí como fazer para que o dono do restaurante   (e outros) nos paguem, se nós sempre pagamos para dançar e aceitamos dançar de graça????????? Difícil,né?
 
Que círculo vicioso e prejudicial aos bailarinos... Bom, com o tempo  aprendi uma lição: para o empregador, convite é diferente de contrato. Agora, quando me convidam, entendo que estão me perguntando sobre orçamento... Minha postura é cobrar ( ou negociar). Tem muita gente que não gosta, já notei isso, ou nem me chamam para dançar... Mas fazer o quê? Eu sei dos meus gastos, portanto, não tenho medo...