Arteterapia e bem-estar

Verônica Santiago


11 970466999 tim/zap
veroartista@gmail.com

Reflexão sobre o PCN de Dança

17/12/2012 12:57

 

Reflexão sobre o PCN de Dança

 

 Este texto escrevi numa aula de Politicas Educacionais II, ministrada pelo Prof. Sergio Malacrida. Uma reflexão sobre o PCN de Dança.Se você pretende dar aulas de Dança na Escola, leia este documento (PCN).Muita coisa que você aprendeu nas Academias não vai bater. Mas o importante é isso: A reflexão. E a partir dessa reflexão, que postura você terá diante de seus questionamentos. Deixe sua opinião! "

 O PCN é um documento que visa orientar o professor em sua jornada na sala de aula a transformar a criança do ensino fundamental em futuros cidadãos conscientes de seu papel na sociedade. 

 Mesmo descrevendo a importância do ensino da arte na escola e seus benefícios aos alunos, ainda faz-se uma justificativa com as matérias tradicionais. Se o aluno fizer Arte, pode desenvolver melhor um texto e o raciocínio matemático. A escola ainda esta pautada no pensamento lógico e racional, e não da ênfase a poética e representações da vida real. 

A meu ver, seja por isso a desvalorização dessa matéria nas escolas e até mesmo na sociedade. Interessante notar que no inicio da história humana, a arte era a própria ciência e depois da separação ciência x arte. 

Hoje tentamos voltar ao inicio de todas as coisas. Integrar o ser humano em toda a sua capacidade e entender este como uno. Creio que conhecer arte na escola, não fará, necessariamente, o aluno se interessar em apreciar obras de arte ou produções artísticas nacionais ou internacionais. 
Não porque o ensino seja insuficiente ou precário, mas essa atitude envolve os hábitos familiares também. 

  E nem sempre a família esta tão integrada com a escola para se ter essa iniciativa. Por exemplo, dou aulas de Ballet (oficina) para crianças de ensino fundamental e infantil em um Centro Educacional (publico). 

  Rara são as famílias que levam as crianças para assistir algum espetáculo de Dança. E os motivos são todos: falta de tempo, falta de dinheiro, falta de tempo, porque choveu, falta de tempo, “Nossa eu não sabia!...”, falta de tempo, “ah é muito caro!”, “ah, é muito longe.” E assim por diante. 

 Porém, me pergunto se esse documento é realmente utilizado nas escolas que oferecem a Dança em sua estrutura curricular. E será mesmo de conhecimento de secretários municipais de ensino e diretores de escola?

 O ensino de Dança na escola exige preparo do professor (geralmente são os professores de Educação física que fazem isso) a ideia de professor de Dança formado em Dança é muito nova, e ainda não se faz muitos concursos públicos por aí, espaço adequado ( e isso não temos. 

 Geralmente é a sala de aula com as carteiras no canto, ou a quadra.), piso e aparelhos adequados, o tamanho da sala também influencia porque ter 40 alunos em movimento até a quadra fica pequena. No momento, a escola e sua infra estrutura ( e mesmo construindo novas escolas) ainda não se tem um lugar para Dança.

 Notei também que não é qualquer tipo de Dança na escola. Os princípios do conteúdo descritos no PCN são de Dança educativa. Até o Ballet precisa se ajustar a proposta do PCN se for feito na escola. Participei de um congresso em Votorantim, a muito tempo atrás, e o assunto daquele dia era exatamente este: “Porque não se tem Dança na escola”. E la estava o secretário de Educação (ou alguém de cargo de semelhante) tentando responder a uma platéia de estudantes de Dança ávida por informações. Falou dos problemas físicos, da dificuldade de concursos, da novidade sobre o assunto, mas a maior duvida dele era “Que tipo de Dança ensinar na Escola? O Ballet por ser tradicional e bonito ou as Danças brasileiras por ser nacional?” A plateia ficou em silencio. Um silencio anormal. O congresso era sobre a importância da Dança Contemporânea, novas pesquisas da Dança Contemporânea, caminhos da Dança contemporânea, técnicas e estética da Dança Contemporânea, ramificações e muito mais. Ninguém respondeu. Pensei “estamos perdidos com um chefe desses”. 

 De la pra Ca a situação não mudou e se mudou, mudou pouco. E em relação a isso sou bem pessimista. O PCN parece um documento muito novo diante da precariedade de algumas pessoas que estão no poder. (...) a Dança educativa é vista de um jeito “torto” pelas pessoas (por chefes e mães). E não adianta muito falar: “Mas segundo o PCN, é assim que temos que trabalhar dança na escola”, quase ninguém vai entender. 

 Contudo, é muito bom existir este documento, pois é o apoio que nós, profissionais de Dança, precisamos, como material de apoio e esclarecimentos sobre nossa profissão, nosso papel na sociedade e a importância do ensino da Dança – mesmo que não seja nas escolas."